Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes (FAQ)

O Construindo o Futuro (CF) é uma organização de adolescentes que desenvolvem projetos para promover desenvolvimento sustentável em suas escolas e comunidades.

Os embaixadorer são líderes locais, que levam o CF para as suas escolas e preparam os voluntários para implementarem e criarem projetos.

São muitos os benefícios de ser um embaixador, tais como:
- Ser capaz de desenvolver projetos para causas sociais e ambientais, transformando a sua comunidade em um lugar mais inclusivo e sustentável
- Exercitar suas habilidades de liderança e trabalho em grupo
- Fazer parte de uma grande rede de apoio, conhecendo diversos adolescentes (outros voluntários e embaixadores) motivados a construir um mundo melhor
- Ter experiências de trabalho voluntário no currículo (apesar de que a motivação dos embaixadores deve ser a vontade genuína de fazer o bem!)

Para ser um embaixador, deve-se estar, no ano em 2021, no Ensino Médio, 9º ano ou 8º ano do Ensino Fundamental; estar verdadeiramente disposto a construir um mundo melhor; ter disponibilidade de ao menos 4 horas por semana para as atividades do CF e, por fim, saber trabalhar bem em grupo e respeitar opiniões diferentes

Sim! o único requesito pra ser voluntário é ter vontade de contribuir para o mundo e fazer parte da comunidade escolar :)

Alunos de oitavo e nono ano do Ensino Fundamental também podem se inscrever para embaixadores, apesar de ainda não estarem no Ensino Médio.

Infelizmente, o CF somente trabalha com alunos de Ensino Médio e Fundamental II por enquanto. Mas você pode apoiar o CF doando ou sendo um parceiro!

Sim, você pode. Os embaixadores, caso precisem sair do cargo porque se formaram na escola ou por outros motivos, têm a responsabilidade de encontrar outro adolescente de confiança para assumir a posição de embaixador! Caso você esteja no útltimo ano do Ensino Médio e se inscreva, você ficará pouco tempo no cargo e, logo, passará a posição para outro jovem, mas ainda assim conseguirá sentir a experiência e trazer o CF para a sua escola, onde permanecerá transformando a sua comunidade mesmo depois que você se forme!

Sim, existe a possibilidade de uma embaixada ter dois ou, em excessões, três co-embaixadores, que devem trabalhar coletivamente na administração da embaixada. Nesse caso, todos os que desejam ser (co-)embaixadores teriam que se inscrever no processo seletivo de embaixadores do CF.

Sim, é importante que ambos sejam selecionados no processo seletivo.

Não, existe apenas uma embaixada por escola, sendo ela aberta a todos da comunidade escolar que desejarem participar e contribuir. Caso a sua escola possua uma quantidade muito grande de alunos que participariam do CF, sua embaixada pode ter co-embaixadores, ou seja, dois embaixadores que trabalharão coletivamente na administração do grupo.

Não! No CF os embaixadores passam por workshops de treinamento, além de receberem diversos recursos e apoio para implementarem os seus projetos! Não é necessário conhecimento prévio, basta apenas a vontade de contribuir para um mundo melhor.

Mande um email para @contato@construindofuturo.org explicando a sua organização e a sua ideia de parceria e/ou como sua organização pode nos apoiar!

Suas dúvidas não foram respondidas? Não hesite em nos contatar em nosso email contato@construindofuturo.org ou em nossas redes sociais.